O aplicativo Spotify tem um ranking (Podcast Charts) de podcasts brasileiros. Neste exato momento em que escrevo (não sei a periodicidade do ranking), Projeto Humanos está na posição 45 e Anticast na posição 47.
O podcast Tribo Forte aparece na posição 102 da PodPesquisa. Foi criado por Rodrigo Polesso e conta como convidado regular o Dr. José Carlos Souto, autor do blog Ciência Low-Carb.
O que estes três podcasts têm em comum? Foram criados por egressos da UTFPR.
Ivan Mizanzuk é Doutor em Tecnologia e Sociedade pelo PPGTE-UTFPR (leia a tese dele aqui). Ele fez o curso entre 2010 e 2015. Ambos os podcasts foram criados enquanto ele foi aluno da UTFPR: Anticast em 2011 e Projeto Humanos em agosto de 2015. Mas, ao que tudo indica, sem qualquer ligação com seu doutorado na UTFPR.
Já Rodrigo Polesso é formado em Tecnologia em Informática pelo DAINF-UTFPR, tendo ingressado no segundo semestre de 2002 e se formado em 2007. O site Tribo Forte, que depois deu origem ao podcast, foi criado apenas em 2016. Hoje o trabalho de Rodrigo Polesso cresceu tanto que ele organiza eventos, como o Tribo Forte Ao Vivo, e escreveu um livro que aparece em algumas listas de livros mais vendidos. Neste exato momento, na Amazon, o livro está em:
- Nº1 na categoria "Dietas Saúde, Boa Forma e Dieta"
- Nº1 na categoria "Vida saudável e bem-estar"
Um outro podcast nascido na UTFPR é o Cafeína Compilada. É "um projeto de alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campo Mourão" que "tem como objetivo divulgar ciência com foco em computação usando linguagem acessível e de maneira descontraída, mostrando sua aplicação nos mais diversos contextos do nosso cotidiano." Ainda não é um sucesso como os outros três acima, mas tem episódios ótimos como este sobre Comunidades Open Source entrevistando o professor Igor Wiese.
Em breve teremos também o Emílias Podcast. Aguardem.