sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Mansplaining


Participei nesta da Oficina "O que é? O que é? Novos nomes para comportamentos antigos" que faz parte da IX SEMANA DE FORMAÇÃO DOCENTE da UTFPR Curitiba.


O que é? O que é? Novos nomes para comportamentos antigos Palestrantes:
  • Sílvia Amélia Bim
  • Rita Berardi
Descrição
A oficina “O que é? O que é? Novos nomes para comportamentos antigos” é ofertada para docentes e demais servidores(as) da UTFPR-CT. Nela o(a) participante relaciona termos para nomear comportamentos de violência de gênero com suas respectivas definições, identifica os termos em cenas da ficção, dá exemplos e discute situações do contexto de trabalho onde tais comportamentos podem ser vivenciados. A partir da discussão o(a) participante modifica as cenas para que a violência de gênero seja mitigada ou excluída. Ao final, o(a) participante é capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos na oficin a no seu dia a dia.

Durante a oficina foram apresentados e discutidos os termos:
  • Mansplaining
  • Manterrupting
  • Bropropriating
  • Gaslighting 

Encontrei hoje dois vídeos relacionados aos termos acima:

Mansplaining, Porta dos Fundos, de ontem (14/2/19)
Também inclui Manterrupting, Gaslighting e Bropropriation
No vídeo abaixo, uma deputada americana é interrompida várias vezes por um funcionário do governo americano que está prestando depoimento.
Por volta de 40 a 50 segundos, ela faz uma pausa, ele a interrompe. Ela tem que se impor para que ele não tome a palavra dela:
https://youtu.be/x9ma9UamOGE?t=32


Nenhum comentário:

Postar um comentário