sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Mapas Conceituais

Participei hoje da Oficina "Como representar minha disciplina por meio de um mapa conceitual?" que faz parte da IX SEMANA DE FORMAÇÃO DOCENTE da UTFPR Curitiba.

Como representar minha disciplina por meio de um mapa conceitual?sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019 08:30 às 12:00
Rita de Cássia da Veiga Marriott (Palestrante)
Resumo:
Os mapas conceituais (MCs), além de serem uma poderosa ferramenta para o ensino e aprendizagem, também são uma forma eficaz e prática de expressar conteúdo. Nesta oficina iniciaremos apresentando brevemente sua origem (Novak, anos 70), suas características e potencial para expressar conteúdos, para então trabalharmos na construção de MCs para representar as disciplinas ofertadas pelos docentes participantes. Com o MC de sua disciplina (ilustrado em apenas 1 página de A4) os docentes poderão contrastar com o MC de outras disciplinas a fim ou sequenciadas com o intuito de observar o conteúdo pro gramático abordado, isto é, como as disciplinas se complementam e progridem, ou se elas se duplicam ou deixam de contemplar algum conteúdo essencial. Uma visão global da abrangência conteudística das disciplinas de um curso possibilitará uma composição mais planejada de sua grade curricular em benefício dos discentes e do curso em questão.
Abaixo os mapas que fiz durante a oficina:





Nenhum comentário:

Postar um comentário