quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Aprendizagem Ativa na Computação

Um colega escreveu (e forneceu evidências) para
"a mudança do perfil do aluno que entra na UTFPR desde 2010, para os altos índices de retenção e evasão (pós-Sisu), e a real quantidade de alunos que as engenharias têm formado (ainda não sentimos o impacto do CsF e nem do Sisu... o número de formados nos próximos 3 semestres provavelmente vai cair)." 
 Os links que ele mencionou estão abaixo:
Eu respondi: Sobre "a mudança do perfil do aluno que entra na instituição desde 2010", acho que outras universidades já passaram por este problema. E a solução mais conhecida (existem evidências e não somente opiniões) é a Aprendizagem Ativa (Active Learning). Saiu até no New York Times.


Um outro colega comentou:

"Fiz uma leitura rápida das referências e achei interessante. Na verdade, fiquei bastante curioso em saber se existem referências com mais detalhes técnicos sobre a implementação de active learning especificamente no ensino das cadeiras básicas de computação (principalmente programação), você teria alguma sugestão?"   

Turma praticando Aprendizagem Ativa


E eu complementei: 

O material que li é independente de disciplina.

Mas procurando no blog do Mark Guzdial um defensor de Metodogias Ativas e que tem coluna na Communications of the ACM (ver este e este textos, em particular), encontrei o Peer4CS.
Mas Peer Instruction é apenas um dos tipos de metodologias ativas. Tem um vídeo legal do pessoal da PUC-PR explicando. Encontrei  este relato de experiência também da PUC.

A propósito, criei um grupo no Facebook sobre Aprendizagem Ativa.

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