Os links que ele mencionou estão abaixo:"a mudança do perfil do aluno que entra na UTFPR desde 2010, para os altos índices de retenção e evasão (pós-Sisu), e a real quantidade de alunos que as engenharias têm formado (ainda não sentimos o impacto do CsF e nem do Sisu... o número de formados nos próximos 3 semestres provavelmente vai cair)."
Eu respondi: Sobre "a mudança do perfil
do aluno que entra na instituição desde 2010", acho que outras
universidades já passaram por este problema. E a solução mais conhecida
(existem evidências e não somente opiniões) é a Aprendizagem Ativa (Active Learning). Saiu até no New York Times.
Um outro colega comentou:
"Fiz uma leitura rápida das referências e achei interessante. Na verdade, fiquei bastante curioso em saber se existem referências com mais detalhes técnicos sobre a implementação de active learning especificamente no ensino das cadeiras básicas de computação (principalmente programação), você teria alguma sugestão?"
Turma praticando Aprendizagem Ativa |
E eu complementei:
O material que li é independente de disciplina.
Mas procurando no blog do Mark Guzdial um defensor de Metodogias Ativas e que tem coluna na Communications of the ACM (ver este e este textos, em particular), encontrei o Peer4CS.
Mas Peer Instruction é apenas um dos tipos de metodologias ativas. Tem um vídeo legal do pessoal da PUC-PR explicando. Encontrei este relato de experiência também da PUC.A propósito, criei um grupo no Facebook sobre Aprendizagem Ativa.
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