terça-feira, 4 de agosto de 2015

Palestra de Eric Mazur (Harvard University) sobre Aprendizagem em Pares - PARTE 1

Esta foi a segunda palestra do evento da PUC-PR sobre Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem. O palestrante foi o professor Eric Mazur, da Harvard University. Os slides da palestra cujo título em português foi "Confissões de um Professor Convertido" podem ser encontrados aqui. Vou destacar neste post alguns pontos que me chamaram a atenção.

Eric Mazur

Antes do início do palestra, o Pró-Reitor de Graduação da PUC-PR, professor Vidal Martins, relatou uma conversa que teve com Eric Mazur antes da palestra. Segundo Mazur, para que a implementação de metodologias ativas dê certo numa universidade ou escola são necessários três fatores:
  1. As pessoas tem que saber porque mudar
  2. Os professores devem estar confortáveis com a mudança. Isto é, não deve haver excessiva pressão para que os professores mudem.
  3. É necessário dar formação aos professores.

Eric Mazur começou falando que sua trajetória com metodologias ativas começou 25 anos atrás. Ele era um professor querido pelos alunos (tinha boas avaliações) de uma turma que outros professores não queriam lecionar. A turma era de Física para estudantes de Pré-Medicina (nos EUA quem quer ser médico faz dois cursos. A Medicina é uma pós-graduação de 4 anos feita após 4 anos de graduação em algum outro curso). Ele ensinava como sempre foi ensinado: ministrando palestras para uma sala com vários alunos. Nenhum outro professor queria lecionar esta turma pois alunos que pretendem ser médicos não costumam gostar de Física e dos professores de Física. O resultado: professores muito mal avaliados.

Mas os alunos gostavam de Eric e ele achava que eles estavam aprendendo (pelos resultados que obtinham nas provas). Até que um dia Eric leu uma notícia sobre como os conhecimentos de Física obtidos em sala de aula de universidades não eram aplicados corretamente quando eram descritos num teste ilustrando situações da vida real (por exemplo, numa batida entre um caminhão e um carro pequeno, qual dos dois aplica força maior?). Ele aplicou o mesmo teste para seus alunos, esperando que eles fossem bem, e eles foram tão mal quanto os estudantes de outras universidades.  Aí ele percebeu que não bastava ser bem avaliado se os alunos não aprendiam.

E, apesar de ele receber comentários elogiosos como professor, os alunos comentavam nos questionários de avaliação que Física era chata. Até o dentista dele comentou que detestava Física!

Eric tentou fazer de sua palestra (num Auditório convencional) a mais interativa possível. Ele pediu a todos para pensarem em algo em que seja bons. Depois de algum tempo, pediu para todos pensaram em como ficaram bons nesta coisa. Apenas uma pessoa em todo o auditório disse que tinha ficado bom em algo assistindo palestras. Todos somos bons em aprender mas palestras não são uma forma de aprender. São uma forma de transmitir informação. E hoje em dia existem várias formas de transmitir informação (livros, vídeos, etc). Por que usar o horário em sala de aula para transmitir informação?

"Some people talk in their sleep. Lecturers talk while other people sleep." 
Albert Camus
A solução que ele encontrou foi desenvolver um método chamado Peer Instruction (Aprendizagem em Pares ou com Colegas). Ele escreveu um livro sobre o tema que acaba de ser traduzido para o Português...

FIM DA PARTE 1 - CONTINUAREI NUM PRÓXIMO POST

Fotos profissionais aqui.






Reitor da PUC-PR




Professor Vidal Martins

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