Miguel Nicolelis (veja a
página do Nicolelis Lab na Duke University) é um dos mais reconhecidos cientistas brasileiros em atividade. Ele é bastante ativo no Twitter e ontem postou
1,
2,
3,
4,
5,
6 tweets sobre educação científica. Abaixo o apanhado (com algumas reescritas minhas - veja os tweets originais abaixo) que fiz das mensagens dele. Vale a reflexão.
A educação científica de alta qualidade tem que entrar na pauta do Plano Nacional de Educação (PNE) do Brasil. Não é possível inovar sem projeto nacional de educação científica. Fórmulas antiquadas não vão dar conta do recado. Precisamos incentivar e liberar a natureza criativa das crianças brasileiras. O país tem que pensar grande e educar milhões de inventores e cientistas para as próximas décadas. Fórmula tradicional da ciência brasileira não resolve! O Brasil precisa formar cientistas, não "professores doutores"! Mais criatividade menos pompa. Mais impacto, menos papers que não dizem a que vieram. O Ciência sem Fronteiras foi um ótimo começo, mas é preciso repensar a forma de fazer ciência no Brasil e abrir oportunidades para jovens cientistas. Menos corporativismo dos cardeais, mais espaço para a juventude e o talento! Podia começar pela eliminação do Ranking de Pesquisadores do CNPq!
Nenhum comentário:
Postar um comentário