quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Análise de "Levantamento inédito revela sites e páginas no Facebook que podem influenciar a eleição com fake news", de Pablo Ortellado e Márcio Moretto Ribeiro

Análise de  Levantamento inédito revela sites e páginas no Facebook que podem influenciar a eleição com fake news, de Pablo Ortellado e Márcio Moretto Ribeiro.

Podcast relacionado a este tema:
 "Fake News" - Qual é o nome deste podcast? Episódio 1


Primeiro parágrafo do texto



Não vejo qual a dúvida com o termo notícia falsa (nem deveria ser no plural, pois "news" em inglês não é exatamente plural. Não existe a palavra "new" com signficado de notícia) .

Notícia falsa é algo que parece uma notícia mas é falsa. OK, existem muitos sites e páginas na internet que influenciam a política e que os adversários chamam de propagadores de fake news (notícia falsa em inglês). Mas talvez o caso aqui seja de dar um nome diferente a estes sites, não simplesmente carimbar todos os sites com o rótulo "fake news".

Os próprios autores do texto admitem que alguns sites não propagam mentiras ("Alguns veiculam mentiras — nem todos e nem sempre."). Vejam no segundo parágrafo do texto:



No texto acusam o site Duplo Expresso (que não é de notícias) de ser de Presidente Prudente:



Todo mundo que acompanha o site sabe que os dois principais mantenedores do site moram na Europa (Suécia e Suíça). Uma busca no ICANN WHOIS (ver abaixo) mostra que o site foi registrado com endereço da Dinamarca. De onde veio a informação Presidente Prudente?


 


No texto abaixo talvez eu tenha sido duro demais. A inclusão do Duplo Expresso tem toda a cara de erro de digitação. Mas apontei mais dois problemas que acho graves:

  • Por que só incluíram pequenos sites?
  • O veículo escolhido foi péssimo.  Conflito de Interesse claro, óbvio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário