quarta-feira, 29 de julho de 2015

ElixirConf 2015, ICSE 2016, Grok Podcast sobre Clojure

ElixirConf, a conferência sobre a linguagem de programação Elixir (criada pelo brasileiro José Valim, inspirada em Clojure e que roda na máquina virtual do Erlang) está com inscrições abertas. Vai ser em outubro de 2015, em Austin, Texas. O Grok Podcast fez recentemente uma série de podcasts com o José Valim sobre Elixir.




Por falar em Austin, mesma cidade onde irá acontecer a ICSE 2016, que está com inscrições de trabalhos aberta. A Laurie Williams, que me recebeu muito bem durante meu ano sabático na North Carolina State University, é uma das co-chairs de programa. Dê uma olhada na página do grupo dela. Ainda apareço lá na foto do grupo (que deve ser trocada em breve). Gosto muito da proposta de pesquisa do grupo de fazer pesquisa relevante para a comunidade de profissionais em engenharia de software.

Grupo de pesquisa Realsearch


Fonte: página do Realsearch no Facebook.


Achei interessante também que o outro co-chair do ICSE 2016 é um professor da África do Sul. Taí uma possibilidade de um futuro ano sabático...

Um dos "problemas" da linguagem Erlang, na minha opinião, é ser baseada na sintaxe de Prolog. O que José Valim parece ter feito muito bem é dado uma sintaxe melhor (baseada em Ruby e Clojure) do que a de Erlang. Eu sou fã de Clojure. Ano passado, em Durham, conheci o autor de um dos livros sobre Clojure, o Stuart Halloway. A empresa dele (e do criador de Clojure, o Rich Hickey) me deu de presente uma inscrição para o evento de Clojure: a Clojure/Conj 2014. Se você quer saber mais sobre Clojure, o Grok Podcast está fazendo uma série de podcasts sobre a linguagem.  E a Clojure/Conj 2015 vai ser em novembro.

PS: formato do post inspirado no blog Recorrido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário