Gostei bastante do Workshop com Mary e Tom Poppendieck. Pra quem não os conhece, eles foram pioneiros em identificar semelhaças entre Lean e métodos ágeis. O primeiro livro deles foi Lean Software Development, publicado em 2003! Depois deste, publicaram outros livros. O Workshop foi sobre Value Chain Mapping e foi bastante prático. Mary e Tom são bastante simpáticos. Um detalhe curioso: na parte expositiva do Workshop, apenas Mary fala. Tom participou da parte prática, conversando com as equipes que desenvolviam seus Value Chain Maps. O que Tom faz durante a a presentação da Mary? Fica mandando emails para ela :)
Participei também do workshop do Rodrigo Yoshima https://twitter.com/Rodrigoy. Ele tentou nos convencer de que fazer estimativas é desnecessário. Ainda não me convenceu. Mas me fez refletir.
Participei também, em parte, do Refactoring Dojo do Klaus Wuestefeld. Tive que sair logo no começo pois tinha um compromisso. Mas já participei de outro Dojo com o Klaus e você sempre aprende algo. Um detalhe: neste Dojo as pessoas não iam até a frente. Elas falavam de onde estavam e Klaus e outra pessoa digitavam no computador.
Alguém aí participou? Deixe seu comentário!
Abaixo algumas fotos e vídeos do evento.